SAIBA POR QUE NEM SEMPRE O EPI MAIS BARATO É A MELHOR OPÇÃO

Se você procura pelo EPI mais barato, pode estar comprometendo sua saúde e eficiência no trabalho! Entenda!

Quando estamos pesquisando sobre EPI, uma das primeiras buscas é pelo preço. E ele acaba sendo um fator de decisão importante na hora de escolher em qual vestimenta investir. No entanto, o preço baixo pode esconder problemas sérios e, no final, você se deparar com o famoso “o barato sai caro”.

Por esse motivo, preparamos esse texto que irá te auxiliar na escolha de um EPI que tem garantia de qualidade e proteção com excelente custo/benefício!

Regulamentação

A principal função de um EPI é a proteção do trabalhador. E para garantir que essa função, algumas normas regulamentam e atestam o nível de proteção dos equipamentos. Por isso, é fundamental pesquisar se o EPI que você está comprando segue todas as normas, assim não terá problemas no futuro.

Todo EPI deve conter o CA (Certificado de Aprovação) emitido pelo Ministério do Trabalho, que atesta que o equipamento segue a NR31, norma do MT que garante o nível de proteção para saúde e segurança de quem utiliza o EPI e atribui algumas responsabilidades ao empregador e ao trabalhador rural.

A norma coloca o empregador como o responsável a fornecer ao trabalhador e mantê-lo limpo e em condições de uso. Além disso, ele deve treinar e exigir a utilização do EPI e substituir os equipamentos que sofreram danos ou perderam o prazo de validade. Por isso, vale comprar com uma empresa que ofereça o treinamento e facilite a documentação de entrega dos EPIs, assim você não se preocupa com esses processos. A AgroVest pode treinar seus colabores e tem um aplicativo exclusivo para guardar todos os documentos relacionados ao EPI, saiba mais aqui.

Além do CA, existem outros certificados que colocam seu EPI em um status seguro. Entre eles, o certificado QUEPIA, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). As empresas que recebem essa certificação, atendem aos requisitos do Programa IAC de qualidade. Procure por empresas que carregam essas certificações!

Conforto e Proteção

Os EPIs podem sofrer certa resistência do trabalhador principalmente por terem a fama de serem desconfortáveis e quentes. No entanto, seu uso é primordial para segurança na lavoura, ou seja, não utilizá-lo está fora de cogitação. Por isso, o ideal é buscar vestimentas que minimizem o desconforto e proporcionem conforto térmico no momento da aplicação dos defensivos.

A AgroVest possui um tecido exclusivo que diminui o desconforto provocado pelo calor. Isso, no entanto, não diminui a proteção dada ao trabalhador, pelo contrário, todos os EPIs são pensados para que o risco de contaminação seja mínimo.

A viseira do EPI também deve receber atenção. O motivo é que EPIs mais baratos podem conter uma viseira que embaça e dificulta o trabalho. Além disso, algumas ficam muito próximas ao rosto e não possibilitam o trabalho com o respirador, quando esse é necessário. Por causa disso, muitos trabalhadores preferem seguir com a aplicação sem a viseira, o que pode causar uma contaminação das vias respiratórias ou até mesmo por meio de respingos. Portanto, tenha atenção na qualidade e eficiência da viseira!

A contaminação também ocorre de forma muito frequente na hora da retirada do EPI. Por isso, o treinamento é tão importante. E mais do que isso, algumas vestimentas facilitam a retirada do EPI, contendo zípers e botões estratégicos, o risco de contaminação diminui.

O barato sai caro

O EPI mais barato pode até atrair seu interesse, mas pense duas vezes quando estiver prestes a fechar essa compra. A qualquer acidente de trabalho, a responsabilidade será do empregador, e isso pode ser um grande problema que não compensará sua economia. Procure uma empresa que se compromete com sua saúde e com sua eficiência no campo!

A AgroVest tem EPIs agrícolas atestados pelos principais órgãos de regularização e te oferece conforto e proteção. Fale conosco e peça uma amostra grátis!

06.12.2018 | 0 Comentarios

Comentários

Seja o primeiro a comentar!


Escrever Comentário




Siga também a AgroVest nas redes sociais


Newsletter

Cadastre seu e-mail e se mantenha sempre atualizado sobre dicas e novos produtos da Bonanza Agro.