COMO LAVAR EPI AGRÍCOLA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS TÉCNICAS

A proteção e a durabilidade do EPI para aplicação de agrotóxicos depende do cuidado no manuseio, saiba dicas de como lavar a vestimenta da maneira correta!

 

Os EPIs são fundamentais para proteger quem está exposto direta ou indiretamente aos agrotóxicos, já que esses produtos podem causar intoxicação e acarretar diversos problemas de saúde. Por esse motivo, o equipamento de proteção individual é uma exigência da legislação trabalhista brasileira e qualquer acidente que acontecer devido ao não uso do EPI é considerado acidente de trabalho.

Para um uso correto do EPI, o empregador deve oferecer treinamento e garantir que o EPI está sendo utilizado durante a pulverização. Além disso, é essencial ter atenção redobrada na hora da lavagem, para assim garantir uma durabilidade e mais eficácia da vestimenta até a hora da troca.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como lavar o EPI agrícola para continuar usando-o com total segurança:

1. Utilize luvas: Para lavar o EPI com segurança, deve-se usar luvas de borracha nitrílica ou neoprene para evitar qualquer tipo de contaminação, esses materiais são mais resistentes.

2. Antes de tudo, enxágue: Antes de começar a lavagem, enxágue o EPI com água corrente e abundante para retirar os resíduos da calda de pulverização deixados no tecido. Mas lembre-se, não deixe a vestimenta de molho!

3. Lave com sabão neutro: Cuidado ao escolher o sabão! Prefira sabão neutro ou o de coco para garantir a limpeza e a durabilidade da sua vestimenta. Na hora da lavagem evite esfregar seu EPI contra o tanque ou outra superfície, dessa forma você corre o risco de estragar ou desgastar parte do tecido.

4. Não use alvejantes: Se atente ao sabão usado e evite o uso de outros produtos de limpeza. O ideal é não utilizar alvejantes, nem água sanitária, sabão em pó ou qualquer outro indicado para limpeza, isso pode danificar o tecido do EPI.

5. Enxágue novamente: Após terminar, enxágue novamente sua vestimenta. Sempre colocando-a em água corrente e abundante.

6. Seque à sombra: Coloque o EPI para secar à sombra. O melhor é não utilizar máquinas secadoras ou de lavar, no entanto, verifique qual é a recomendação de cada vestimenta.

Devo passar o EPI?

Após a lavagem, o EPI deve sim ser passado a ferro. Isso porque as peças confeccionadas em algodão tratado reativam a repelência quando são aquecidas (150ºC a 180ºC), o que proporciona uma maior durabilidade. Portanto, passe a ferro as partes das vestimentas que são feitas de algodão. Mas tenha cuidado com as partes impermeáveis, essas não devem ser passadas!

Quando e como descartar?

Os EPIs devem ser descartados quando já não atingirem mais o nível de proteção necessário. Esse tempo é estipulado pelo fabricante e costuma ser em torno de 30 lavadas. A partir desse ponto, já é preciso descartar a vestimenta. Para isso, você deve lavar o produto normalmente, tirando todos os resíduos e depois deve jogá-lo no lixo. Uma dica é rasgar o EPI antes de jogar fora, assim você evita que outra pessoa use-o após o descarte.

22.11.2018 | 0 Comentarios

Comentários

Seja o primeiro a comentar!


Escrever Comentário




Siga também a AgroVest nas redes sociais


Newsletter

Cadastre seu e-mail e se mantenha sempre atualizado sobre dicas e novos produtos da Bonanza Agro.