Os EPIs são fundamentais para proteger quem está exposto direta ou indiretamente aos agrotóxicos, já que esses produtos podem causar intoxicação e acarretar diversos problemas de saúde. Por esse motivo, o equipamento de proteção individual é uma exigência da legislação trabalhista brasileira e qualquer acidente que acontecer devido ao não uso do EPI é considerado acidente de trabalho.
Para um uso correto do EPI, o empregador deve oferecer treinamento e garantir que o EPI está sendo utilizado durante a pulverização. Além disso, é essencial ter atenção redobrada na hora da lavagem, para assim garantir uma durabilidade e mais eficácia da vestimenta até a hora da troca.
1. Utilize luvas: Para lavar o EPI com segurança, deve-se usar luvas de borracha nitrílica ou neoprene para evitar qualquer tipo de contaminação, esses materiais são mais resistentes.
2. Antes de tudo, enxágue: Antes de começar a lavagem, enxágue o EPI com água corrente e abundante para retirar os resíduos da calda de pulverização deixados no tecido. Mas lembre-se, não deixe a vestimenta de molho!
3. Lave com sabão neutro: Cuidado ao escolher o sabão! Prefira sabão neutro ou o de coco para garantir a limpeza e a durabilidade da sua vestimenta. Na hora da lavagem evite esfregar seu EPI contra o tanque ou outra superfície, dessa forma você corre o risco de estragar ou desgastar parte do tecido.
4. Não use alvejantes: Se atente ao sabão usado e evite o uso de outros produtos de limpeza. O ideal é não utilizar alvejantes, nem água sanitária, sabão em pó ou qualquer outro indicado para limpeza, isso pode danificar o tecido do EPI.
5. Enxágue novamente: Após terminar, enxágue novamente sua vestimenta. Sempre colocando-a em água corrente e abundante.
6. Seque à sombra: Coloque o EPI para secar à sombra. O melhor é não utilizar máquinas secadoras ou de lavar, no entanto, verifique qual é a recomendação de cada vestimenta.
Após a lavagem, o EPI deve sim ser passado a ferro. Isso porque as peças confeccionadas em algodão tratado reativam a repelência quando são aquecidas (150ºC a 180ºC), o que proporciona uma maior durabilidade. Portanto, passe a ferro as partes das vestimentas que são feitas de algodão. Mas tenha cuidado com as partes impermeáveis, essas não devem ser passadas!
Os EPIs devem ser descartados quando já não atingirem mais o nível de proteção necessário. Esse tempo é estipulado pelo fabricante e costuma ser em torno de 30 lavadas. A partir desse ponto, já é preciso descartar a vestimenta. Para isso, você deve lavar o produto normalmente, tirando todos os resíduos e depois deve jogá-lo no lixo. Uma dica é rasgar o EPI antes de jogar fora, assim você evita que outra pessoa use-o após o descarte.